

Carreiros, candeeiros e seus carros de bois:
​
Os saberes e fazeres em épicas jornadas à romaria do Divino Pai Eterno em Trindade/ Goiás.
EDITAL DE DESENVOLVIMENTO E FINALIZAÇAO 1.3 Finalização de longa-metragem
Projeto de finalização técnica (tratamento de som e imagem); reedição para ampliação do número de cenas (Média metragem para longa metragem); aprofundamento de informações (narração em voz off); transcrição para Libras, do documentário produzido pela Produtora Altosplanos Produções Audiovisuais, sob a direção do cineasta documentarista Pedro Diniz, intitulado “A Tradição dos Carros de Bois em Romaria para Trindade”.
Histórico da Produção
Desde 2014 iniciei de forma sistemática e continua o registro em imagem e som do movimento dos carros de bois, seus carreiros e candeeiros na região desde entorno do Pico dos Pireneus até a cidade de Trindade, no Estado de Goiás. Consequentemente todos os processos de reparação e preparação dos carros de bois, a confecção de suas “matulas” para a grande jornada do mês de junho de 2017, até o Divino Pai Eteno, incluindo todo percurso e os vários “pousos”, bem como a chegada deles ao seu destino, entrada na cidade, visita a Igreja Matriz e ao Santuário, a missa dos carreiros e os desfiles no Carreiródromo de Trindade, resultaram em um material de cenas brutas de alta qualidade e quantidade. Soma-se um acervo de 02 terabytes de tomadas de cenas produzidas entre os municípios de Pirenópolis, Corumbá de Goiás, Ouro Verde, Abadiânia, Mossâmedes, Alexânia e Trindade.
Parte deste material de arquivo (formato HD 1920 X 1080) deu origem a um filme de curta metragem intitulado “A Caminhada da Fé” que foi exibido no Festival da Fé no Cine Teatro da AFIPE em 2018. Em 2015, apresentei outro filme de curta metragem na mostra oficial do FICA, abordando outros aspectos da tradição dos carros de bois do Estado de Goiás, intitulado Ainda Existe. No entanto, o material bruto deste projeto é vasto o suficiente para ampliar e reformular todo o acervo de cenas em um filme documentário de 78 minutos de duração e os demais formatos, listados a seguir, explorando e abordando aspectos ainda inéditos em cenas produzidas ao longo de quase 10 anos de atuação como cineasta documentarista, enfocando os modos de ser, fazer e celebrar essa tradição popular.
Objetivos do projeto
Pós-produção e finalização de um documentário e demais formatos audiovisuais para promoção da tradicional cultura dos carros de bois e seus agentes, carreiros e candeeiros, do Estado de Goiás, a partir de cenas do acervo pessoal da empresa proponente, inserção da transcrição para libras em todos os produtos, conforme enumerados a seguir:
Versão ampliada: (1920X1080) - 01 unidade com duração de 78 minutos para exibição em salas de cinema, festivais e mostras de filmes etnográficos;·.
Versão resumida: (1280X720) - 01 unidade com duração de 52 minutos / (Telefilme) - para exibição em TV aberta;
Versão resumida: (1280X720) - 01 unidade com duração de 40 minutos / (Telefilme) - para exibição em escolas públicas;
Versão Trailer: (720x1080) - 01 unidade com duração de 03 minutos (vídeo propaganda)
Versão Teaser: (720x1080) - 01 unidade com duração de 02 minutos (vídeo engajamento)
Versão redes sociais: (720x1080) 12 unidades de vídeos com duração de 30 segundos cada. (Vídeos de entretenimento)
Metas
Realização de eventos de lançamento do longa em 06 municípios atingidos pelo projeto (Abadiânia, Pirenópolis, Corumbá de Goiás, Alexânia, Ouro Verde e Trindade);
Realização de palestra temática: “Potência e necessidade do recurso audiovisual na identificação e salvaguarda dos patrimônios materiais e imateriais”, seguido de roda de conversa com os detentores dos saberes e fazeres de cada município;
Realização de encontros, virtuais e ou presenciais, com educadores da rede de ensino em cada município;
Local onde o projeto será executado
A partir do escritório da Produtora Altosplanos Produções Audiovisuais, estabelecida à Avenida Dário de Paiva Sampaio, quadra 4 lote 1, no complexo Terminal Myrian Resende , no Bairro João Francisco, na Cidade de Goiás desde 2019. Nossas instalações constam de dois estúdios para gravação de entrevistas, uma sala para reuniões e uma sala para dedicada à edição de vídeos, ilha de edição com 02 computadores de alta potencia, um notebook para serviços administrativos, um computador para administração de redes sociais, internet banda larga de 500 GB, 02 duas câmeras digitais DSLR Full Frame e acessórios como tripés, microfones e pontos de luz, projetor de filmes, equipamento para projeção de filmes como telão e sonorização.
O projeto abrangerá os territórios dos municípios de (Abadiânia, Pirenópolis, Corumbá de Goiás, Alexânia, Ouro Verde e Trindade), com realização de eventos presenciais em cada município.
Contrapartida
A cada exibição presencial, seis eventos, nas comunidades atingidas pelo projeto, realizaremos:
Exibição de longa metragem em praça pública ou em espaço destinados para este fim;
Palestra a ser proferida pelo coordenador do projeto intitulada: “Potência e necessidade do recurso audiovisual na identificação e salvaguarda dos patrimônios materiais e imateriais”, em seguida à exibição do filme;
Roda de conversa envolvendo mestres dos saberes da comunidade e gestores públicos, em seguida a palestra;
Formação de um coletivo em espaço virtual para os carreiros e candeeiros do Estado de Goiás a ser desenvolvida no período da Romaria a Trindade de 2024.
​
Equipe Técnica
Pedro Diniz - Coordenação das etapas de produção e finalização do projeto
Guile Martins - Editor de som e Mixagem
Paulo Resende - Tratamento de Imagens
Antônio Carlos - Cinegrafista
Gabriel Leão - Editor de vídeo
Marcela Siqueira - Transcrição Libras
Maria Luísa Marques - Social Media
Ali koslik - Assistente edição
Nielly Magny - Produção Audiovisual e assistente de social mídia
Petalah Lotti - Gestão de Informação e Social Media
Piva Barreto – Produtor de cenas aéreas

